Meteorologia

  • 23 JULHO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 23º

Edição

"Salários dos professores deviam depender de sucesso das escolas"

Autor espanhol sustenta que o sucesso dos alunos e das instituições escolares devia pesar na hora de pagar salários aos professores.

"Salários dos professores deviam depender de sucesso das escolas"

Um filósofo e pedagogista espanhol, José António Marina, acredita que uma parte do salário dos docentes “podia estar relacionada com a avaliação de toda a escola, de maneira a que se fomente a implicação de todos os professores no projeto educativo”.

De acordo com o El País, Marina, que o ministro da Educação Íñigo Méndez de Vigo encarregou de elaborar o ‘Livro branco da função docente’, sustenta que os alunos têm que ser avaliados mas os professores e as escolas também.

“Os bons professores não podem receber o mesmo que os maus”, afirmou o especialista, no seu trabalho mais recente: ‘Despertad al diplodocus. Una conspiración educativa para transformar la escuela.. Y todo lo demás’.

“Seria um ato criminoso que os médicos não atualizassem os seus conhecimentos, mas somos mais condescendentes com os docentes que não o fazem. (…) Há que avaliar também a função docente (vendo-o atuar na sala de aula), aos diretores, aos inspetores e também aos responsáveis pela administração”, indica o autor no mesmo livro.

A publicação recorda que os professores espanhóis são os que passam por menos controlo externo, juntamente com os italianos, de acordo com um estudo da OCDE sobre a função docente publicado em 2014.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório