Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Esta fotografia é-lhe familiar? Conheça a história que tem por trás

A fotografia foi publicada pela primeira vez no Reddit e os milhões de partilhas fizeram dela um 'meme'.

Notícias ao Minuto

10:10 - 02/11/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Pobreza

Publicada pela primeira vez há três anos no fórum Reddit, esta fotografia já foi partilhada tantas vezes que assumiu o estatuto de ‘meme’, sob o nome ‘A cética criança do terceiro mundo’.

A imagem foi sempre utilizada como forma de expressar a maneira como o mundo africano analisa os tempos modernos (alguns exemplos estão na galeria).

A BBC tentou encontrar o rapaz ou a família, mas sem sucesso. Contudo, conseguiu contactar a mulher que aparece na imagem, junto da criança, que contou a história por trás do ‘meme’.

Heena Pranav, uma médica de 28 anos, residente em Chicago, EUA, conta que em 2012 chegou à região de Gulu, no norte do Uganda, no âmbito de um projeto solidário que pretendia ajudar crianças traumatizadas pela guerra.

A criança, conta, não falava inglês e não estava minimamente a par do trabalho da organização. A fotografia captou o preciso momento em que a médica lhe falou pela primeira vez, com um ‘hi’ (olá) cujo significado não conhecia.

“Eu estava com um grupo de estudantes de medicina na altura e, à medida que íamos falando pelas ruas, vi este rapaz que me pareceu muito afável. A mãe estava perto dele, a trabalhar no mercado e eu fui ter com ele para lhe dizer olá. Ele foi a criança mais querida que já conheci”, conta a médica à BBC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório