Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Gás lacrimogéneo volta a interromper sessão do parlamento kosovar

A oposição kosovar voltou hoje a bloquear de novo os trabalhos do parlamento com o lançamento de gás lacrimogéneo, para exigir a renúncia dos acordos sobre a normalização das relações com a Sérvia.

Gás lacrimogéneo volta a interromper sessão do parlamento kosovar
Notícias ao Minuto

21:04 - 23/10/15 por Lusa

Mundo Kosovo

Apesar do reforço das medidas de segurança para evitar a repetição destes incidentes, um deputado da oposição conseguiu transportar uma granada de gás lacrimogéneo para o hemiciclo, que foi ativada. O fumo alastrou pela sala e forçou à interrupção da sessão.

"Faremos todos os possíveis para bloquear os trabalhos do parlamento", declarou Glauk Konjufca, vice-presidente do partido Vetëvendosje (Autodeterminação), que lidera o movimento de protesto.

"O governo provoca uma crise ao tentar convocar estas sessões. Isso apenas contribuiu para envenenar a situação", acrescentou.

A oposição já lançou por diversas vezes gás lacrimogéneo no parlamento, mas também lançou ovos e utilizou apitos para impedir o desenrolar das sessões.

Com estas medidas, pretende bloquear o funcionamento do hemiciclo até ao abandono do acordo concluído em 2013 destinado à normalização das relações entre a Sérvia e o Kosovo, antigo território sérvio com maioria de população albanesa e que proclamou a independência unilateral de 2008.

O Vetëvendosje defende que o diálogo com Belgrado não pode comprometer a independência proclamada em fevereiro de 2008, e exige ainda o fim do acordo concluído em agosto com o Montenegro sobre a delimitação das fronteiras, que considera desfavorável ao Kosovo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório