Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Tanzânia realiza eleições que podem afastar partido no poder desde 1961

A Tanzânia realiza no domingo eleições presidenciais, legislativas e locais que podem significar o fim do domínio do partido que está no poder desde a independência, em 1961.

Tanzânia realiza eleições que podem afastar partido no poder desde 1961
Notícias ao Minuto

13:44 - 23/10/15 por Lusa

Mundo Domingo

Cerca de 23 milhões de eleitores, de uma população total de 52 milhões de pessoas, vão escolher o sucessor do atual presidente, Jakaya Kikwete, que não é candidato dada a imposição constitucional que limita a dois os mandatos presidenciais sucessivos.

Estas eleições gerais, as quintas desde que em 1992 foi instaurado o multipartidarismo, vão servir também para escolher os deputados à assembleia nacional e os conselheiros municipais, além do presidente e assembleia do arquipélago semiautónomo de Zanzibar.

A sucessão de Kikwete, confortavelmente eleito em 2005 com 80% dos votos e reeleito em 2010 com 61,7%, vai ser decidida entre oito candidatos, um deles apoiado pelos quatro principais partidos da oposição.

Há dois favoritos na corrida, mas nenhum deles tem a vitória garantida: John Magufuli, candidato do partido no poder Chama Cha Mapinduzi (CCM, Partido Revolucionário) e ministro cessante, e Edward Lowassa, candidato pela aliança oposicionista Ukawa e que foi primeiro-ministro entre 2005 e 2008, tendo-se demitido por envolvimento num caso de corrupção.

Lowassa abandonou o CCM em julho passado, depois de ter sido derrotado nas eleições primárias do partido por Magufuli, e aderiu ao principal partido da oposição, Chadema (Partido para a Democracia e o Desenvolvimento).

O partido no poder venceu todas as eleições gerais desde 1992 e detém atualmente dois terços dos deputados ao parlamento nacional.

Muitos observadores consideram contudo que esse domínio pode terminar, uma vez que o partido saiu enfraquecido de recentes divergências internas, saída de dirigentes e escândalos de corrupção.

A economia tanzaniana assenta largamente no setor agrícola, que emprega 75% da mão-de-obra e representa 25% do PIB.

O crescimento atingiu os 7% nos dois últimos anos, segundo o Banco Mundial, mas o país, o mais populoso da África oriental, continua a ser "muito pobre em relação aos padrões regionais e internacionais".

A Tanzânia tem fronteiras com o Quénia, Uganda, Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo, Zâmbia, Malauí e Moçambique.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório