Meteorologia

  • 29 MAIO 2020
Tempo
23º
MIN 22º MÁX 32º

Edição

EUA cancelam planos para permitir explorações petrolíferas no Ártico

Os Estados Unidos anunciaram, esta sexta-feira, o cancelamento dos seus planos para permitir perfurações petrolíferas nas costas árticas do Alasca durante os próximos anos, informou o Departamento do Interior norte-americano.

EUA cancelam planos para permitir explorações petrolíferas no Ártico
Notícias ao Minuto

06:24 - 17/10/15 por Lusa

Mundo Alasca

Esta decisão implica a supressão das licitações previstas para obtenção de direitos de perfuração nos mares de Chukchi e Beaufort, ocorrendo menos de um mês depois de a petrolífera Shell ter optado por suspender a exploração de crude e de gás nas costas do Alasca.

No final de setembro, a petrolífera anglo-holandesa anunciou o abandono dos planos no Alasca devido aos "dececionantes" resultados numa importante jazida do mar de Chukotka, numa altura em que o preço do petróleo se encontra o nível mais baixo dos últimos anos.

"Atendendo ao anúncio da Shell, a quantidade de terreno que já está alocada e as atuais circunstâncias do mercado não tem sentido preparar novas ofertas no Ártico", indicou a secretária do Interior, Sally Jewell.

Além disso, a Administração norte-americana também decidiu rejeitar os pedidos da Shell e da norueguesa Statoil para estender os contratos existentes no Ártico obtidos durantes os governos de George W. Bush.

Os Estados Unidos tinham previsto duas ofertas para os próximos anos: uma com os direitos sobre o mar de Chukchi em 2016; e outra no mar de Beaufort para 2017.

Apesar do cancelamento para os próximos dois anos, o Departamento do Interior mantém os planos para outras duas potenciais licitações de direitos de perfuração no Ártico para 2020 e 2022.

A decisão final relativamente a estes casos vai depender, contudo, do Presidente que será eleito nas eleições de 2016.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório