Atlas da Larousse choca ao incluir a Ucrânia na Rússia

O embaixador da Ucrânia em França, Oleh Shamshur, declarou-se hoje "profundamente chocado" por descobrir no Atlas Socioeconómico 2016 da casa de edição francesa Larousse um mapa que mostra "a Crimeia como fazendo parte do território russo".

--

©

Lusa
13/10/2015 21:39 ‧ 13/10/2015 por Lusa

Mundo

Mapa

As Edições Larousse, contactadas hoje pela agência noticiosa francesa (AFP), declararam "não querer entrar nesta polémica".

Em mensagem de correio eletrónico, datada de 10 de outubro, dirigida à Larousse e colocada na conta da embaixada na rede social Facebook, Shamshur escreveu: "Apesar do asterico estipulando que a Crimeia foi 'unida' (nem sequer 'anexada') pela Rússia, esta representação da Larousse, com efeito, legitima a violação flagrante do direito internacional pela Rússia".

O embaixador acrescentou também que "este género de falsa informação joga em favor da propaganda russa, que procura lavar a agressão russa contra a Ucrânia".

Shamshur manifestou-se ainda "convencido que a Larousse vai honrar a sua tradição de editora de referência e corrigir este erro vergonhoso".

A Federação Russa anexou a Crimeia em março de 2014, depois de um referendo contestado em que 97% dos votantes escolheram a associação com a Rússia, segundo o Kremlin. Desde então, a comunidade internacional tem denunciado regularmente a anexação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas