Meteorologia

  • 28 MARçO 2020
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 20º

Edição

Atlas da Larousse choca ao incluir a Ucrânia na Rússia

O embaixador da Ucrânia em França, Oleh Shamshur, declarou-se hoje "profundamente chocado" por descobrir no Atlas Socioeconómico 2016 da casa de edição francesa Larousse um mapa que mostra "a Crimeia como fazendo parte do território russo".

Atlas da Larousse choca ao incluir a Ucrânia na Rússia
Notícias ao Minuto

21:39 - 13/10/15 por Lusa

Mundo Mapa

As Edições Larousse, contactadas hoje pela agência noticiosa francesa (AFP), declararam "não querer entrar nesta polémica".

Em mensagem de correio eletrónico, datada de 10 de outubro, dirigida à Larousse e colocada na conta da embaixada na rede social Facebook, Shamshur escreveu: "Apesar do asterico estipulando que a Crimeia foi 'unida' (nem sequer 'anexada') pela Rússia, esta representação da Larousse, com efeito, legitima a violação flagrante do direito internacional pela Rússia".

O embaixador acrescentou também que "este género de falsa informação joga em favor da propaganda russa, que procura lavar a agressão russa contra a Ucrânia".

Shamshur manifestou-se ainda "convencido que a Larousse vai honrar a sua tradição de editora de referência e corrigir este erro vergonhoso".

A Federação Russa anexou a Crimeia em março de 2014, depois de um referendo contestado em que 97% dos votantes escolheram a associação com a Rússia, segundo o Kremlin. Desde então, a comunidade internacional tem denunciado regularmente a anexação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório