Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Governador provincial chinês investigado por corrupção

O governador de Fujian, uma das mais prósperas províncias da China, na costa leste, engrossou hoje a lista de quadros dirigentes chineses suspeitos de corrupção, anunciou a Comissão Central de Disciplina do Partido Comunista Chinês (PCC).

Governador provincial chinês investigado por corrupção
Notícias ao Minuto

07:41 - 08/10/15 por Lusa

Mundo PCC

Su Shulin, que antes desempenhou altos cargos no setor petrolífero, um dos mais afetados pela campanha anticorrupção em curso no país, "está a ser investigado por suspeita de graves violações da disciplina e das leis".

Su foi presidente da Sinopec, a maior empresa chinesa e principal refinaria da Ásia, entre 2007 e 2011, depois de ter sido vice-presidente na China National Petroleum Corporation (CNPC).

Há cerca de duas semanas, Wang Tianpu, um outro ex-chefe da Sinopec, foi também detido por corrupção.

Depois de assumir o cargo de secretário-geral do PCC, o mais importante da China, o atual presidente Xi Jinping prometeu "combater tanto as moscas como os tigres", assegurando que "ninguém está acima da lei".

Dezenas de quadros dirigentes, alguns dos quais ministros, foram entretanto atingidos, entre os quais Zhou Yongkang, o mais alto líder chinês preso condenado por corrupção desde a fundação da Republica Popular da China, em 1949.

Filiado no PCC desde 1964, Zhou Yongkang pertenceu também à direção da CNPC, antes de se tornar ministro da Segurança Pública.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório