Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Guarda costeira da Líbia socorre 346 migrantes em três embarcações

A guarda costeira da Líbia anunciou hoje ter socorrido 346 migrantes a bordo de três embarcações pneumáticas ao largo de Garaboulli, a 60 quilómetros a leste de Trípoli.

Guarda costeira da Líbia socorre 346 migrantes em três embarcações
Notícias ao Minuto

14:13 - 29/09/15 por Lusa

Mundo Tripoli

"As embarcações foram intercetadas a cerca de 10 milhas naúticas ao largo de Garaboulli e de Ghot el-Rommane (cerca de 35 quilómetros a leste de Trípoli). As duas primeiras transportavam 230 migrantes, incluindo 34 mulheres e quatro crianças. A terceira transportava 116 migrantes, incluindo 54 mulheres e duas crianças", disse Mohamad Jannane, oficial da guarda costeira líbia.

"Fomos informados da presença destas embarcações esta madrugada. A operação de socorro decorreu entre a 01:00 (00:00 em Lisboa) e as 04:00. As nossas embarcações são pequenas e estavam sobrelotadas", acrescentou.

Os migrantes foram levados para a base naval de Trípoli, antes de serem colocados em centros de detenção.

A Itália contabilizou 1.151 pessoas socorridas no mar Mediterrâneo só na segunda-feira, em 11 operações diferentes, coordenadas pela guarda costeira italiana ao largo da Líbia.

A ilha italiana de Lampedusa situa-se a cerca de 300 quilómetros da costa líbia.

A Líbia, com 1.770 quilómetros de costa, tornou-se num ponto de partida da imigração clandestina para a Europa. Os traficantes de seres humanos aproveitam o caos no país, minado pela violência e dividido entre dois governos rivais, e a total ausência de controlo nas fronteiras.

Cerca de 515 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde o início do ano e perto de três mil morreram ou foram dados como desaparecidos, de acordo com um balanço do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) divulgado hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório