Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente da Venezuela pede à ONU transformações nos sistemas económicos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu hoje às Nações Unidas uma transformação profunda dos sistemas económicos, atualmente representandos pelo FMI e pelo Banco Mundial, para que seja possível atingir as metas propostas até 2030.

Presidente da Venezuela pede à ONU transformações nos sistemas económicos
Notícias ao Minuto

23:35 - 27/09/15 por Lusa

Mundo Maduro

"Devemos preparar-nos para uma agenda comum, sem guerras imperialistas", disse.

Nicolás Maduro intervinha em Nova Iorque, Estados Unidos, na 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Nos próximos 15 anos "apresentam-se-nos grandes desafios para a consolidação da paz mundial, novas relações económicas justas, equitativas, a construção de modelos sociais", disse.

No entanto, alertou Maduro, "só uma transformação profunda dos sistemas económicos, só uma mudança absoluta e total dos sistemas impostos pelo pensamento único neoliberal", representados pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial, permitirão a viabilidade económica e a sustentabilidade das metas propostas pela ONU até 2030.

No seu discurso, Nicolás Maduro mencionou também a "trágica história" que se regista atualmente, considerando que as ondas migratórias são o maior êxodo mundial registado pela Agência da ONU para os Refugiados.

Sublinhando que os migrantes fogem da miséria e da dor pe procuram uma linha de paz, o Presidente venezuelano culpou "as guerras injustas e a tentativa de controlo do mundo" para impor uma hegemonia aos povos que ocorrem em países como a Líbia, o Iraque, o Afeganistão e a Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório