Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Afinal, imagem de terrorista é falsa. Laith lutava contra o ISIS

A imagem de um terrorista que ultrapassou a barreira da Europa correu o mundo. Porém, não se tratava de um terrorista mas sim de alguém que lutava contra o Estado Islâmico.

Afinal, imagem de terrorista é falsa. Laith lutava contra o ISIS
Notícias ao Minuto

07:36 - 09/09/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Guerra

Chama-se Laith Al Saleh, foi visto como um criminoso a entrar na Europa junto dos refugiados da Síria. Mas, afinal, não se tratava de um membro do Estado Islâmico, antes de um homem que combatia contra o grupo terrorista.

O homem havia sido fotografado com uma arma Kalashnikov na mão, com barba comprida e equipado a rigor. Mais tarde surgiu sem barba, com uma t-shirt e a na fronteira com a Macedónia, juntamente com outros refugiados. A fotomontagem rapidamente se tornou viral, já que, alegadamente, o homem estaria a entrar como um membro do Estado Islâmico disfarçado.

Segundo a BBC, Peter Lee Goodchild, o responsável por uma das montagens mais partilhadas (70 mil vezes) já veio pedir desculpa e acrescenta que copiou a “imagem com boa fé”. “Apenas posso lamentar todo o mal e toda a ofensa que causei”, afirma o internauta.

O ex-comandante do Exército Livre Sírio lutou contra o ISIS na sua cidade natal, em Aleppo, tentando proteger o local onde era estucador de profissão antes da guerra.

Durante o mês de Agosto, a Associated Press chegou mesmo a realizar uma reportagem com o seu perfil, contudo a imagem começou a ser partilhada nas redes sociais como se o homem pertencesse ao Estado Islâmico, quando apenas lutava contra o grupo.

A possibilidade de membros do Estado Islâmico chegarem à Europa, juntamente com refugiados e dificilmente identificáveis, está a preocupar populações e autoridades, o que levou à mediatização do caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório