Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mais 300 migrantes resgatados hoje pela Guarda Costeira italiana

Aos 4.400 migrantes resgatados na mais recente operação no Canal da Sícilia somaram-se hoje mais 300, que viajavam em três botes de borracha, resgatados pela Guarda Costeira italiana, informaram hoje as autoridades.

Mais 300 migrantes resgatados hoje pela Guarda Costeira italiana
Notícias ao Minuto

20:10 - 23/08/15 por Lusa

Mundo Sícilia

No sábado e na madrugada de hoje, a Marinha, a Guarda Costeira e a Guardia de Finanza italianas, em conjunto com barcos de operações europeias, levaram a cabo uma das operações mais intensas dos últimos meses ao localizarem 22 embarcações, 16 botes de borracha e seis barcaças, em frente à costa da Líbia.

Quase todas as embarcações tinham partido da costa da Líbia na noite de sexta-feira e, no sábado, durante todo o dia, tendo contactado a central da Guarda Costeira quando estavam a cerca de 20 a 30 milhas da costa de África.

Na operação de resgate participaram embarcações da Guarda Costeira, da Guardia de Finanza e da Marinha, assim com o navio norueguês Siem Pilot e o irlandês Le Niamh, que fazem parte do dispositivo europeu Tritón, e o barco britânico Enterprise, da nova operação europeia Eunavfor Med.

Um primeiro grupo chegou durante a noite à ilha de Lampedusa, a que está situada mais perto da costa africana, tendo hoje de manhã sido preparados os portos sicilianos de Trapani, Palermo, Auhusta, Pozzalo, Messina e Catania, para receber o resto dos migrantes.

Destes, 935 estão no navio norueguês Siem Pilot, que deverá atracar na segunda-feira em Calgari, na ilha da Sardenha, para facilitar a chegada dos restantes aos portos sicilianos.

Os cerca de 300 migrantes que viajavam em três botes de borracha foram transportados para o Dignity, barco da organização Médicos sem Fronteiras.

Enquanto se aguarda pelo desembarque destas 4.700 pessoas, a Polícia e as procuradorias italianas tentam localizar os traficantes que viajavam no meio dos migrantes.

Três egípcios e um palestiniano foram hoje detidos, depois de terem sido identificados como os traficantes que viajavam numa embarcação, pelos 297 migrantes que chegaram no sábado ao porto de Palermo.

Na quinta-feira foram detidos seis egípcios, também depois de terem sido identificados por migrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório