Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bélgica diz que tiroteio em comboio em França foi ataque terrorista

O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, disse hoje que o tiroteio no comboio de alta velocidade que fazia a ligação entre Amesterdão e Paris, que provocou dois feridos, foi um "ataque terrorista".

Bélgica diz que tiroteio em comboio em França foi ataque terrorista
Notícias ao Minuto

22:16 - 21/08/15 por Lusa

Mundo Charles Michel

"Condeno o ataque terrorista e manifesto a minha solidariedade para com as vítimas", escreveu Charles Michel na rede social Twitter.

O primeiro-ministro belga convocou o Comité Estratégico de Segurança para avaliar o nível de ameaça terrorista, segundo a agência noticiosa belga, que cita um porta-voz do Governo.

Charles Michel já se reuniu com o ministro do Interior, Jan Jambon, e apelou para o reforço das medidas de segurança.

O chefe do Governo belga também já contactou com o Presidente francês, François Hollande.

Um homem abriu fogo hoje num comboio de alta velocidade entre Amesterdão e Paris, provocando dois feridos num ataque controlado por dois passageiros norte-americanos e perto da estação de Arras, cidade do norte de França, na fronteira com a Bélgica.

As autoridades francesas privilegiaram a pista terrorista no tiroteio no comboio perpetrado por um jovem marroquino ou de origem marroquina.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, confirmou que a secção antiterrorismo de Paris e a subdireção antiterrorismo da Polícia Judiciária estão encarregadas da investigação, numa breve declaração na cidade de Arras, norte de França, para onde o comboio foi desviado após o incidente.

Bernard Cazeneuve, que disse que o incidente foi um "ato que pode revestir-se de natureza terrorista" e que se "impõe a maior prudência e precisão", não deu dados sobre a identidade da pessoa detida.

Segundo a polícia, o homem, de 26 anos, marroquino ou de origem marroquina apanhou o comboio em Bruxelas com pelo menos uma pistola, uma 'kalashnikov' e várias armas brancas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório