Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Japão insta Coreia do Norte a abandonar provocações

O Japão instou hoje a Coreia do Norte a parar com os "atos de provocação", num momento de crescente tensão na península coreana, depois de, na quinta-feira, Pyongyang e Seul terem trocado fogo na fronteira.

Japão insta Coreia do Norte a abandonar provocações
Notícias ao Minuto

06:16 - 21/08/15 por Lusa

Mundo Conflito

O Japão está "muito preocupado" com as tensões geradas pelo incidente, informou hoje o ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, durante uma conferência de imprensa, citada pela agência Kyodo.

Coordenando-se com Seul e Washington, Tóquio garante estar a tomar "medidas necessárias" como a compilação e análise de informação relevante, acrescentou Suga.

A Coreia do Sul disparou quinta-feira dezenas de obuses contra a Coreia do Norte, em resposta a um possível ataque com um míssil por parte de Pyongyang.

Os dois países atravessam novamente um novo momento de tensão, depois de, no início do mês, dois soldados sul-coreanos terem ficado gravemente feridos na explosão de minas colocadas na zona sul da fronteira coreana.

Após uma investigação, Seul concluiu que as minas foram colocadas por militares norte-coreanos, infiltrados em território sul-coreano, mas Pyongyang negou qualquer implicação no caso.

Na segunda-feira, 50 mil soldados sul-coreanos e três mil norte-americanos iniciaram manobras militares de larga escala, que simulam um ataque da Coreia do Norte.

Pyongyang classificou o exercício, que vai decorrer até 28 de agosto, como uma "declaração de guerra"

Na quinta-feira à noite, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, ordenou às suas tropas na fronteira para estarem em estado de alerta, uma decisão tomada durante uma reunião de emergência da Comissão Central Militar.

Norte e Sul continuam tecnicamente em guerra, uma vez que a Guerra da Coreia terminou com a assinatura de um armistício que nunca foi substituído por um tratado de paz entre os dois vizinhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório