Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Sul e EUA iniciam exercícios militares

Dezenas de milhares de tropas sul-coreanas e norte-americanas iniciaram hoje um exercício militar de larga escala simulando um ataque da Coreia do Norte, país que já condenou o exercício conjunto, classificando-o como uma "declaração de guerra".

Coreia do Sul e EUA iniciam exercícios militares
Notícias ao Minuto

06:24 - 17/08/15 por Lusa

Mundo Simulação

O exercício anual 'Ulchi Freedom', que o Ministério da Defesa disse que irá durar até 28 de agosto, é maioritariamente simulado em computador, mas envolve, ainda assim, 50.000 soldados sul-coreanos e 3.000 norte-americanos.

O exercício decorre perante o cenário de uma invasão de grande escala por parte da Coreia do Norte, mas tanto Seul como Washington salientam que tem uma natureza puramente defensiva.

Pyongyang encara o 'Ulchi Freedom', bem como outros exercícios militares envolvendo a Coreia do Sul e os Estados Unidos, como provocações e já tinha ameaçado com "a maior resposta militar" caso o exercício deste ano avançasse.

"Tais exercícios militares conjunto de grande escala (...) são praticamente uma declaração de guerra", disse na semana passada do Comité de Pyongyang para a Reunificação Pacífica da Coreia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório