Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Tribunal retira propriedade à família do ex-ditador Alfredo Stroessner

Um tribunal do Paraguai retirou a propriedade de 8.000 metros quadrados, na capital, à família do ex-ditador Alfredo Stroessner, que dirigiu o país com mão de ferro de 1954 a 1989, anunciaram, esta quarta-feira, as autoridades judiciais.

Tribunal retira propriedade à família do ex-ditador Alfredo Stroessner
Notícias ao Minuto

06:29 - 06/08/15 por Lusa

Mundo Paraguai

"Trata-se de uma decisão histórica", realçou o procurador Renzo Cristaldo aos jornalistas.

A juíza Angélica Calvo decidiu confiar ao município a propriedade, localizada no elegante bairro de Murucuya, na capital, Assunção, ocupada ilegalmente pela família Stroessner.

O então presidente da câmara municipal, Guido Kunzle, declarou diante da juíza ter sido forçado a assinar "por ordem superior" a titularidade da propriedade.

Alfredo Stroessner chegou ao poder na sequência de um golpe em 04 de maio de 1954. Até 1989, apresentou-se de quatro em quatro anos às eleições presidenciais para renovar o seu mandato contra candidatos apresentados por uma oposição fantoche que controlava.

A 03 de fevereiro desse ano, é derrubado através de um golpe de Estado liderado pelo general Andrés Rodríguez, fugindo para o Brasil, onde acabaria por morrer em 2006.

Os seus 35 anos no Governo são considerados o período mais brutal da história de um país de 5,8 milhões de habitantes, habituado à violência desde a sua independência em 1811.

As organizações de direitos humanos acusam Alfredo Stroessner de ter mandado matar ou fazer desaparecer mais de um milhar de opositores do regime - a oposição fala em 3.000.

De 1954 a 1989, dois milhões de paraguaios (um terço da população) tiveram de abandonar o país por razões políticas ou económicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório