Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Situação dos migrantes em Calais é "muito preocupante"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, declarou-se hoje preocupado com a tentativa de entrada, na quarta-feira, de cerca de dois mil migrantes ilegais no túnel sob o canal da Mancha, perto de Calais, para chegarem ao território britânico.

Situação dos migrantes em Calais é "muito preocupante"
Notícias ao Minuto

07:11 - 29/07/15 por Lusa

Mundo David Cameron

"É muito preocupante", declarou Cameron, à margem de uma visita a Singapura. "Trabalhamos em estreita colaboração" com as autoridades francesas para lidar com a situação.

Na terça-feira, o grupo Eurotúnel classificou o incidente como "a maior tentativa de incursão [de migrantes] do último mês e meio".

A proximidade com o Reino Unido atrai anualmente para a localidade francesa de Calais muitos imigrantes que tentam atravessar de forma ilegal o Eurotúnel e chegar ao território britânico.

Desde o início de junho, oito migrantes perderam a vida ao tentar entrar clandestinamente no túnel.

Segundo os últimos dados oficiais -- divulgados no início de julho -, cerca de três mil migrantes, a grande maioria oriundos de países como a Etiópia, Eritreia, Sudão ou Afeganistão, estão acampados na zona de Calais para tentar atravessar o túnel sob o canal da Mancha.

O grupo Eurotúnel pede um montante de cerca de 9,7 milhões de euros aos governos britânico e francês, de forma a compensar as perturbações provocadas pelos imigrantes ilegais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório