Durante anos, circulava em Nova Iorque o rumor de que, no esgoto, habitavam crocodilos. No esgoto de Banguecoque, capital da Tailândia, o réptil é outro e há um vídeo a mostrá-lo: um dragão de Komodo foi filmado a circular no esgoto.
O vídeo foi publicado segunda-feira no YouTube e é hoje notícia na edição online da Time, que dá conta da filmagem feita pelo turista John Hernandez.
“Estava à porta de um templo na baixa de Banguecoque e as pessoas estavam a gritar e a apontar para o esgoto. E ali estava. Tenho o vídeo a prová-lo”, contou.
No vídeo vê-se de facto um lagarto de proporções pouco comuns a circular no esgoto. Porém, os dragões de Komodo não são animais típicos daquela zona. Na verdade, a maior parte dos animais encontram-se em certas zonas da Indonésia, onde há, de facto, alguns registos de ataques a humanos.
Um estudo de 2013 referia que as dentadas deste animal não seriam tão letais quanto se pensava. Ainda assim, um rapaz de oito anos terá morrido após um ataque de um destes animais em 2007 – sendo este o mais recente caso conhecido de morte de um ser humano pelas mandíbulas deste réptil.
Voltando a Banguecoque, mais concretamente aos lagartos no esgoto da cidade, o mais provável é tratar-se de um lagarto da espécie Varanidae, também conhecidos como lagarto-monitor, adianta a mesma publicação.
Os dragões de Komodo são 'primos' desta espécie. São também os maiores lagartos que conhecemos em terra. E embora sejam os maiores, na verdade os lagartos-monitor incluem várias subespécies de grandes dimensões, a maioria delas é carnívora.