Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Explosões e tiros antes da abertura das mesas de voto

Disparos e explosões foram ouvidos hoje, pouco antes da abertura das assembleias de voto, para as eleições presidenciais no Burundi, na zona de Musaga, sul de Bujumbura, segundo um jornalista da AFP e vários habitantes.

Explosões e tiros antes da abertura das mesas de voto
Notícias ao Minuto

06:00 - 21/07/15 por Lusa

Mundo Burundi

De acordo com um responsável da polícia que falou sob anonimato, um agente foi morto durante a noite na explosão de uma granada em Mutakura (norte).

Testemunhas afirmaram também que um civil foi morto a tiro durante a noite em Nyakabiga (este), em circunstâncias desconhecidas.

As assembleias de voto abriram hoje pelas 05:00 (hora de Lisboa).

As eleições presidenciais decorrem no Burundi no meio de uma crise política marcada nos últimos dois meses e meio por violência, uma tentativa de golpe de Estado e confrontos entre exército e rebeldes.

A crise foi desencadeada pela candidatura do Presidente Pierre Nkurunziza a um terceiro mandado.

A oposição afirma que a candidatura é inconstitucional e contrária ao Acordo de Paz de Arusha, que pôs fim à longa guerra civil no Burundi (1993-2006, 300 mil mortos). Este acordo foi conseguido em 2000, depois de intensos esforços de mediação dos países da região.

Desde o início da crise, pelo menos 70 pessoas foram mortas e mais de 140.000 cidadãos do Burundi fugiram para países vizinhos como o Ruanda, a Tanzânia e a República Democrática do Congo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório