Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Donald Trump diz que John McCain não pode ser considerado herói de guerra

Donald Trump, o multimilionário norte-americano que recentemente atacou a comunidade hispânica menosprezou a carreira militar do senador republicano John MacCain, prisioneiro de guerra no Vietname.

Donald Trump diz que John McCain não pode ser considerado herói de guerra
Notícias ao Minuto

13:15 - 19/07/15 por Lusa

Mundo Polémica

Trump, o multimilionário e estrela da televisão que pretende candidatar-se à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano disse que MacCain, antigo aviador e vítima de tortura durante cinco anos em Hanói, não merece ser tratado como um herói de guerra pelos serviços prestados durante a Guerra do Vietnam.

"Ele não é um herói de guerra", disse Trump durante um encontro com conservadores no Estado do Iowa.

"Ele é um herói porque foi capturado. Eu gosto é de pessoas que não se deixam prender", afirmou Donald Trump, 69 anos, e que não prestou serviço militar.

McCain, 78 anos, candidato presidencial republicano em 2008, foi capturado durante um raid da aviação norte-americana contra a capital do Vietnam do Norte em outubro de 1967.

Jonh MacCain não reagiu ainda aos comentários de Donald Trump, mas a filha Meghan McCain já expressou indignação pelas últimas declarações do polémico multimilionário.

"Não posso acreditar no que li nos jornais. Estou indignada. É revoltante. Não tenho mais palavras", escreveu a filha de McCain na conta pessoal que mantém na rede social Twitter.

"Tenho um irmão que acaba de regressar do Afeganistão. Estou satisfeita que ele já tenha regressado para ouvir o que o que dizem do nosso pai", ironizou Meghan McCain na mesma mensagem.

As declarações de Donald Trump provocaram de imediato uma série de reações de vários elementos do Partido Republicano em defesa do senador, veterano e prisioneiro de guerra.

"O senador MacCain é um herói norte-americano e ponto final. Vou opor-me a qualquer ataque contra ele", disse Scott Walker, governador do Wisconsin, que também admite candidatar-se à presidência pelo Partido Republicano.

John Kerry, secretário de Estado e membro do Partido Democrata, igualmente veterano do Vietnam, também já demonstrou apoio a McCain.

"John McCain é um herói de guerra. É um homem de coragem e com personalidade. Cumpriu serviço militar e foi sujeito a atos de tortura inomináveis" , disse Kerry em comunicado.

"Se alguém desconhece que John McCain é um herói de guerra só prova que não sabe nada sobre a guerra e muito menos sobre heroísmo", acrescentou o atual secretário de Estado norte-americano.

No mês de junho, Donald Trump atacou os imigrantes irregulares mexicanos nos Estados Unidos acusando-os de serem violadores e traficantes de droga provocando uma série de reações nos Estados Unidos e na América Latina.

Documentos revelados em 2011 indicam que Donald Trump utilizou como argumento a frequência nos estudos e doenças para não ser incorporado como militar durante a guerra do Vietnam.

Por seu lado, McCain, formado em 1958 na academia naval de Annapolis, cumpriu 23 missões a bordo de bombardeiros sobre o Vietnam antes do avião em que seguia ter sido atingido.

McCain esteve mais de cinco anos preso, tendo sido sujeito a tortura tendo recusado uma oferta para ser libertado, em solidariedade para com os camaradas que também se encontravam presos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório