Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

"Demissão de Varoufakis não torna negociações mais fáceis"

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, afirmou hoje que a renúncia do ministro grego, Yanis Varoufakis, representa um alívio para o diálogo com Atenas, mas precisou que não é por isso que as negociações serão mais fáceis.

"Demissão de Varoufakis não torna negociações mais fáceis"
Notícias ao Minuto

13:32 - 06/07/15 por Lusa

Mundo Martin Schulz

Schulz declarou que o êxito das futuras negociações entre a União Europeia (UE) e a Grécia não depende de pessoas concretas.

"Não depende de quem negoceia, mas de sobre o que é que se negoceia", sublinhou Schulz à margem de um evento na Escola Superior de Desportos de Colónia, no oeste da Alemanha.

Segundo Schulz, houve até 18 generosas ofertas na mesa e a Grécia respondeu 'não' às propostas com uma ampla maioria.

"O governo viu o apoio fortalecido em casa, mas a nível europeu provavelmente não", sublinhou o presidente do PE, que adiantou que Atenas "deve agora apresentar propostas que sejam convincentes".

Schulz prevê "negociações difíceis", mas mostrou-se partidário de as manter.

Por outro lado, Schulz reiterou a necessidade agora de um programa humanitário devido à situação social cada vez mais difícil.

Schulz defendeu que na reunião de terça-feira os chefes de Estado e de Governo da zona euro deverão abordar este tema, alegando que os bancos na Grécia não devem abrir hoje nem na terça-feira e que a consequência será que as crianças pequenas nos infantários não terão o que comer e os reformados não poderão comprar medicamentos com as suas pensões mínimas.

"Penso que não deveríamos deixar sofrer o povo grego", afirmou Schulz, que defendeu um programa o mais preciso possível para conseguir ultrapassar estas dificuldades imediatas.

Os custos desse programa não devem preocupar os contribuintes porque "a questão de prestar ajuda humanitária a crianças ou doentes é uma questão de solidariedade dentro da UE", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório