Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Provámos que a democracia não pode ser chantageada"

O primeiro-ministro grego acredita que a vitória do 'não' é uma vitória para a democracia.

"Provámos que a democracia não pode ser chantageada"
Notícias ao Minuto

21:59 - 05/07/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Alexis Tsipras

"Mesmo nas circunstâncias mais difíceis, a democracia não pode ser chantageada. Os gregos fizeram uma escolha corajosa, que vai mudar o debate na Europa", disse Tsipras num discurso transmitido pela televisão.

"Estou consciente de que os eleitores não me deram um mandato contra a Europa, mas um mandato para uma solução sustentável que nos faça sair do ciclo vicioso da austeridade", acrescentou, assegurando que a vitória do "não" reforçou o poder negocial do governo grego.

"Desta vez a dívida estará em cima da mesa das negociações", disse, referindo-se a uma restruturação da dívida.

"Não há soluções fáceis" mas é possível encontrar uma "solução justa", assegurou.

O primeiro-ministro grego reafirmou também que as negociações com os credores vão recomeçar já na segunda-feira e que Atenas está disposta a negociar reformas, tendo como prioridade "restaurar rapidamente a normalidade no sistema bancário" da Grécia.

Tsipras disse também ter pedido ao presidente grego que convoque uma reunião dos líderes de todos os partidos políticos para segunda-feira de manhã para "ouvir as suas ideias e contribuições".

O primeiro-ministro agradeceu "a todos, independentemente de como votaram", bem como "aos milhares de cidadãos europeus que mostraram o que é a solidariedade".

"Hoje celebramos uma vitória da democracia e amanhã, juntos, vamos continuar o esforço nacional para sair desta crise com a crença no poder do povo", disse Alexis Tsipras.

Os eleitores gregos rejeitaram hoje em referendo as propostas dos credores internacionais -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional -, com 61% de votos no "não" e 39% no "sim".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório