O Discovery Channel estreia hoje um documentário sobre o avião 8501 da AirAsia que se despenhou a 28 de dezembro de 2014.
‘Desastres aéreos’ é o nome do programa que hoje, pelas 21h recorda o acidente que matou 155 passageiros e sete membros da tripulação, numa viagem entre Indonésia e Singapura.
Alastair Rosenschein, ex-piloto da companhia inglesa de aviação British Airways, é quem analisa o que se passou naquele dia, nomeadamente as tentativas de contacto falhadas com o avião.
"A maioria das pessoas não gostaria de entrar dentro de um avião que não fosse operado por mãos humanas. Uma das coisas importantes sobre ter pilotos a voar é que as vidas deles estão tão em risco quanto as dos passageiros e, à partida, eles vão fazer de tudo para evitar um acidente", afirmou o especialista ao Diário de Notícias, lembrando que embora acredite que um dia “as aeronaves serão totalmente autónomas”, haverá sempre necessidade de haver um “piloto de segurança a bordo”.
Alastair Rosenschein defende, ainda, que todos os acidentes “podiam ser prevenidos” e que é muito fácil “um piloto provocar um acidente se o quiser”.