Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Ainda há três países com quem EUA não têm relações diplomáticas

O retomar das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba puseram fim a décadas de divergências. Mas há ainda três países com quem os norte-americanos não têm relações diplomáticas.

Ainda há três países com quem EUA não têm relações diplomáticas
Notícias ao Minuto

15:44 - 03/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Diplomacia

Agora que EUA e Cuba retomaram relações diplomáticas, já só há três países com quem os americanos não têm um relacionamento diplomático. E se dois são casos fáceis de adivinhar, há um terceiro que tem o seu quê de surpreendente.

O Irão e a Coreia do Norte, países que George W. Bush incluiu no ‘eixo do mal’, são os dois casos fáceis de adivinhar. Mas a estes há ainda que juntar… o reino do Butão.

Conta a The Atlantic que este pequeno país, sensivelmente do tamanho da Suíça, tem algumas semelhanças com a atitude dos suíços no que à geopolítica diz respeito: por padrão, não se envolve.

Situado nos Himalaias, entre dois gigantes como a Índia e a China, o reino do Butão juntou-se às Nações Unidas em 1971 mas atualmente continua sem manter relações diplomáticas com nenhum dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas: EUA, Reino Unido, China, Rússia e França.

Na verdade, no reino do Butão há apenas duas embaixadas: a da Índia e a do Bangladesh, países vizinhos. E recentemente o pequeno país recusou entrar no Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas, uma instituição sediada em Pequim descrita como uma espécie de concorrente ao Banco Mundial.

Este ano, John Kerry, ‘braço-direito’ de Barack Obama, encontrou-se numa cimeira na Índia com Tshering Tobgay, primeiro-ministro deste pequeno reino asiático. Foi o primeiro encontro entre um representante norte-americano e um líder do Butão. Mas após este amigável mas curto encontro, a própria diplomacia norte-americana revelou que o “estabelecer de relações diplomáticas não fez parte dos temas de conversa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório