Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

NATO "não procura confronto" mas defenderá os seus membros

A NATO "não procura o confronto", mas tem de defender os seus membros face às ameaças que "venham de leste ou do sul", declarou hoje em Bucareste o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.

NATO "não procura confronto" mas defenderá os seus membros
Notícias ao Minuto

13:23 - 02/07/15 por Lusa

Mundo Stoltenberg

Numa conferência de imprensa conjunta com o presidente romeno, Klaus Iohannis, Stoltenberg disse que "a NATO não procura o confronto, mas fará tudo o que for necessário para assegurar a segurança dos seus membros".

"O mundo está a mudar, vemos uma Rússia mais afirmativa, que tenta intimidar os seus vizinhos e alterar as fronteiras", adiantou.

Numa visita de um dia a Bucareste, o secretário-geral da NATO deve inaugurar ao início da tarde um centro de comando e de controlo da Aliança, o primeiro dos seis quartéis-generais do tipo previstos para a Europa de Leste.

"Este centro não será uma base militar, mas um pequeno quartel-general" com um objetivo exclusivamente "defensivo", precisou Stoltenberg.

A "unidade de integração das forças da NATO (NATO Force Integration Unit -- NFIU)" situa-se no quartel-general das forças terrestres romenas.

A NATO decidiu em fevereiro reforçar a defesa do seu flanco oriental, criando uma nova força de 5.000 homens de mobilização rápida e seis centros de comando e de controlo na Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Roménia.

Os centros facilitarão o destacamento da força de mobilização rápida, apoiarão o planeamento da defesa coletiva e ajudarão a coordenar exercícios.

Segundo a Aliança, deverão começar a funcionar a partir de setembro e estar completamente operacionais no final do ano.

O mês passado os Estados Unidos anunciaram, por seu turno, o deslocamento temporário de material militar pesado, incluindo tanques, para os países bálticos, assim como para a Bulgária, Roménia e Polónia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório