Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

NATO vai "mais que duplicar" dimensão da força de reação rápida

O secretário-geral da NATO anunciou hoje a intenção de mais que duplicar a dimensão da força de reação rápida criada em 2002, já reforçada há um ano com uma força de reação "muito rápida" para o leste europeu.

NATO vai "mais que duplicar" dimensão da força de reação rápida
Notícias ao Minuto

13:54 - 22/06/15 por Lusa

Mundo Stoltenberg

"Os ministros da Defesa da NATO vão decidir aumentar ainda mais a estrutura e a capacidade da Força de Reação da NATO para 30.000 a 40.000 tropas, mais do dobro do tamanho atual", disse Jens Stoltenberg sobre a reunião de ministros de quarta e quinta-feira em Bruxelas.

A Aliança Atlântica criou em 2002 a chamada Força de Reação Rápida, constituída por cerca de 13.000 tropas e concebida para permitir um destacamento de forças mais rápido que o habitual em situações de crise.

Em 2014, contudo, o conflito na Ucrânia e a anexação da Crimeia pela Rússia mostraram a necessidade de uma força ainda mais rápida, levando à criação, na Cimeira de Gales, de uma força de reação "muito rápida" -- a Força Conjunta de Elevada Prontidão -, constituída por 5.000 tropas e destacável em dias e não meses.

Stoltenberg afirmou que a aliança está a conseguir rápidos progressos na constituição e capacitação desta força "de vanguarda".

"Estas são decisões importantes, parte da adaptação da NATO a um novo ambiente de segurança", disse o secretário-geral, destacando a necessidade de concretizar a promessa feita na Cimeira de Gales sobre o aumento da despesa em Defesa para 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório