Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Deputados europeus apoiam proibição de animais e produtos clonados

As comissões de Agricultura e Ambiente do Parlamento Europeu (PE) aprovaram hoje um documento a exigir a proibição de produtos e animais clonados, e seus descendentes, na União Europeia (EU).

Deputados europeus apoiam proibição de animais e produtos clonados
Notícias ao Minuto

23:14 - 17/06/15 por Lusa

Mundo PE

No relatório, aprovado por 82 deputados (oito votos contra e oito abstenções), os deputados defendem o projeto da Comissão Europeia de proibir a clonagem de animais para fins agrícolas na UE e a venda destes animais.

Os deputados querem também proibir a venda e a importação de produtos obtidos a partir de animais clonados, nomeadamente esperma e embriões, bem como descendentes destes animais e produtos, em defesa do bem-estar animal, de preocupações éticas e das reservas dos consumidores europeus.

O PE exige condições de rastreabilidade dos parceiros comerciais da UE para impedir que esta moratória seja contornada.

O documento terá de ser aprovado em plenário, em princípio em setembro, antes da abertura de negociações entre deputados, governos e Comissão para terminar as regras europeias sobre esta matéria.

A carne dos clones não se come, mas embriões e sementes são comercializados e exportados e os descendentes são criados, especialmente nos Estados Unidos, Argentina, Brasil e Uruguai, sem qualquer sistema de rastreabilidade.

No projeto legislativo, apresentado em 2013 para regulamentar esta prática, o executivo europeu renunciou à proibição da venda de carne ou leite dos descendentes de animais clonados por causa dos parceiros comerciais.

A Comissão excluiu também legislação sobre a etiquetagem destes produtos, argumentando que aumentava os custos para os produtores, apesar de antecipar a oposição do PE a estas propostas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório