Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

União Africana apela a diálogo para resolução de crise

A presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, apelou hoje às partes em conflito no Burundi para que reatem o diálogo e ponham cobro à crise política instalada no país desde o fim de abril.

União Africana apela a diálogo para resolução de crise
Notícias ao Minuto

23:45 - 13/06/15 por Lusa

Mundo Burundi

"Queremos encorajar todas as partes a se comprometerem com um diálogo construtivo, em que o interesse do país e dos seus habitantes, o bem-estar e a vida das pessoas, a estabilidade e a paz estão acima de tudo o resto", declarou Nkosazana Dlamini-Zuma, em Joanesburgo, na véspera da abertura de uma cimeira da União Africana sobre a paz e a segurança.

A crise no Burundi deverá ser um dos assuntos-chave da cimeira, a decorrer no domingo e na segunda-feira na África do Sul, não sendo claro se o Presidente do Burundi vai estar presente ou não.

Com eleições à porta - legislativas a 29 de junho e presidenciais a 15 de julho - o Burundi continua sob alta tensão, um mês e meio depois da contestação à candidatura do Presidente, Pierre Nkurunziza, a um terceiro mandato, após dez anos no poder.

A 26 de abril, a oposição, que considera a candidatura inconstitucional, lançou uma onda de protestos nas ruas, que causou 40 mortos e levou mais de dez mil pessoas a fugirem do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório