Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2017
Tempo
28º
MIN 24º MÁX 30º

Edição

Viciados em selfies sofrem de "problemas mentais"

Querem mostrar imagens da sua felicidade. Porém, sofrem problemas de autoestima.

Viciados em selfies sofrem de "problemas mentais"
Notícias ao Minuto

18:29 - 02/06/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

A crescente popularização das selfies tem chamado a atenção de vários cientistas e investigadores que tentam perceber o que está por detrás desta atitude.

Um estudo publicado pelo ABC revela que aquele seu amigo ou amiga que passa a vida a publicar fotografias suas nas mais diversas situações – ginásio, a dormir, passear, a comer – pode, afinal, sofrer de problemas psicológicos, nomeadamente falta autoestima, que tenta disfarçar mostrando-se como uma pessoa ativa e sempre sorridente.

Um estudo realizado na Universidade de Brunel, em Londres, analisou 555 perfis de usuários do Facebook e concluiu que as pessoas que publicam com grande frequência selfies agem por narcisismo.

Refere o estudo que os casais que teimam em mostrar a sua felicidade lado a lado são por vezes os que têm menor autoestima e confiança na sua relação. Já os que passam a vida a mostrar fotos no ginásio são aquelas que mais ‘gostos’ recebem, logo são fotos partilhadas por aqueles que mais atenção precisam.

O fenómeno tem sido estudado por diversos investigadores. Há alguns anos, a revista Personality and Individual Differences publicava um estudo realizado a 800 homens entre os 18 e 40 anos, que concluiu que os homens que partilhavam mais selfies eram mais propensos a sofrer de psicopatia, uma desordem de personalidade caracterizada por um comportamento antissocial.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ser o primeiro a saber será ainda mais rápido

Descarregue a aplicação e aceda a toda a informação do Notícias ao Minuto por smartphone ou tablet de uma forma mais cómoda, intuitiva e imediata.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório