Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

China desmantelou 181 grupos em operação antiterrorismo

As autoridades da região autónoma chinesa de Xinjiang, de maioria muçulmana uigur, desmantelaram, no espaço de um ano, 181 grupos que consideram estarem ligados a atividades terroristas.

China desmantelou 181 grupos em operação antiterrorismo
Notícias ao Minuto

06:53 - 25/05/15 por Lusa

Mundo Xinjiang

Segundo a agência oficial chinesa, Xinhua, que cita dados do comité do Partido Comunista para a região, as autoridades identificaram 96,2% desses grupos quando planeavam ataques, detendo 112 suspeitos, que se renderam à polícia.

O Governo regional lançou uma campanha antiterrorismo no ano passado, depois do atentado de 22 de maio de 2014, quando uma bomba matou 39 pessoas num mercado em Urumqi, capital regional.

A violência em Xinjiang, onde a minoria uigur convive com a etnia maioritária han, aumentou nos últimos meses, bem como o número de detenções e julgamentos de suspeitos, organizados ao estilo maoista, em estádios desportivos, com dezenas de acusados julgados de uma só vez.

O regime comunista considera que a violência é causada por células terroristas com ligações a grupos de países vizinhos, que desejam a criação de um estado independente do Turquestão Oriental.

Pequim afirma que estes movimentos estão mesmo, nalguns casos, ligados à Al-Qaida, mas as comunidades uigures no exílio apontam antes para a forte repressão por parte das autoridades chinesas como causadora dos conflitos e negam a existência de organizações terroristas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório