Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Aviação Civil de Cabo Verde trava aumentos nas tarifas de voos internos

A Agência de Aviação Civil (AAC) cabo-verdiana suspendeu a decisão unilateral da companhia Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) de aumentar as tarifas dos voos internos a partir de 02 de junho, indicou hoje fonte do regulador.

Aviação Civil de Cabo Verde trava aumentos nas tarifas de voos internos
Notícias ao Minuto

17:18 - 20/05/15 por Lusa

Mundo TACV

Segunda-feira, os TACV anunciaram subidas no tarifário nacional entre os 17 por cento e os 27%, o que levou de imediato a uma contestação forte entre a sociedade civil e motivou a intervenção da AAC.

Hoje, Otávio Oliveira, administrador da AAC, citado no semanário cabo-verdiano Expresso das Ilhas, disse que o regulador recebeu "apenas uma informação" sobre os aumentos percentuais mas sem apresentar os novos preços, que terão de ser necessariamente aprovados pela agência.

"Mandámos suspender (o processo). Pela lei, é necessária uma aprovação da entidade aeronáutica e (os TACV) não solicitaram nenhuma aprovação das novas tarifas", sublinhou Otávio Oliveira, administrador com o pelouro da Regulação Económica.

Segunda-feira, a imprensa 'online' cabo-verdiana noticiou os novos preços que os TACV pretendiam apresentar a partir de 02 de junho próximo, uma atualização que, no caso das ligações de São Vicente para as ilhas do Sal e de Santiago, aumentaria em 27% o custo da viagem de ida e volta - de 18.080 para 23.050 escudos (de 163,96 para 209,04 euros).

Outro exemplo avançado pela imprensa é o da rota entre as ilhas vizinhas de São Vicente e de São Nicolau, em que o custo do bilhete subiria de 12.249 para 14.350 escudos (de 111,08 para 139,14 euros), o que equivaleria a um aumento de 17%.

Imediatamente depois de publicadas as notícias, os jornais foram "invadidos" com mensagens de indignação, criticando os aumentos, o mesmo sucedendo nas redes sociais, em que foi criada uma página anti-TACV.

A Lusa tem tentado contactar fonte da transportadora aérea cabo-verdiana, mas até agora em vão, pois, afirmam, ninguém está disponível para comentar a situação, justificar os aumentos ou se as tarifas vão abranger também os voos internacionais.

Cabo Verde dispõe de quatro aeroportos internacionais (Sal, Praia, São Vicente e Boavista) e três aeródromos (Fogo, Maio e São Nicolau) - as restantes duas ilhas, Santo Antão e Brava, só são acessíveis de barco.

A única companhia aérea a operar nos voos internos é a TACV.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório