Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Já se saberá quem denunciou esconderijo de Bin Laden

Cidadão britânico que foi oficial do exército paquistanês é apontado como responsável por informar os Estados Unidos do paradeiro do homem mais procurado do mundo em 2011.

Já se saberá quem denunciou esconderijo de Bin Laden
Notícias ao Minuto

11:20 - 20/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Al-Qaeda

A morte de Bin Laden volta a estar na ordem do dia depois de a imprensa paquistanesa noticiar que terá sido descoberto o informador que disse à CIA onde estava escondido Bin Laden, em 2011.

Poucos dias depois de Seymour Hersh, vencedor do prémio Pulitzer, ter contrariado a versão da Casa Branca sobre a morte de Bin Laden – dizendo que o líder da Al-Qaeda fora feito prisioneiro pelos Serviços de Inteligência Paquistanesa e que fora um funcionário paquistanês que vendeu o ser esconderijo – chegou-se a um nome.

Usman Khalid era um cidadão britânico e ex-oficial do exército do Paquistão. Morreu no ano passado, aos 79 anos. É sobre ele que recaem as suspeitas.

O filho, Abid Khalid, já saiu em defesa do pai, dizendo que era reformado não estava em funções quando Bin Laden foi assassinado pela CIA. Além disso, o cancro de que sofria fazia com que pouco mais fizesse do que deslocar-se ao hospital, afastando-se das questões políticas e de defesa. Dessa feita, não teria acesso a tal informação.

Ainda assim, há quem acredite que se terá aproveitado da compensação – cidadania norte-americana e 25 mil dólares – para revelar o esconderijo de Bin Laden, levando à sua morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório