Grandes, pequenas, ao natural, pintadas, postiças, roídas. As unhas dizem muito sobre a personalidade da pessoa, mas também sobre a sua saúde.
Segundo o site Healthy Life Tricks, as unhas são a melhor forma de detetar pequenos (e grandes) problemas de saúde. As unhas finas, com uma ligeira curva para fora nas extremidades e que possuem vários ‘riscos’ naturais podem indicar excesso/carência de ferro ou até mesmo a iminência de um problema cardíaco.
A cor natural das unhas é outra forma de analisar o seu estado de saúde. Se tiverem um tom de rosa com uma linha horizontal branca nas pontas, esteja descansado, mas se as suas unhas ganharem um tom esverdeado nos cantos (superiores ou inferiores) pode estar com alguma infeção bacteriana.
Um tom vermelho nas unhas pode significar problemas cardiovasculares, já um tom azulado pode ser sinal de falta de oxigénio no sangue ou má circulação. Falta de cor nas unhas é espelho de falta de vitaminas, como os pontos negros indicam envelhecimento acelerado. Por seu turno, diz a publicação, pontos/manchas brancos nas unhas podem revelar algum problema no fígado ou psoríase.
Uma unha amassada – por norma nas extremidades superiores e sem razão aparente para que tal tenha acontecido – pode revelar uma possível queda excessiva de cabelo ou o aparecimento (ou reaparecimento) de psoríase.
A falta de proteínas, ácido fólico e vitamina C leva a que as unhas fiquem rachadas e fracas. Já as unhas demasiado grossas podem indicar vários problemas, desde pulmonares, a infeções por fungos ou até mesmo relacionados com a glândula da tiróide.