Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Precisa de boas 'desculpas' para comer chocolate? Fique com 10

Amantes do chocolate, alegrem-se. O chocolate além de ser delicioso também pode melhorar o aspeto da sua pele e aumentar a atividade cerebral. Veja a lista com os 10 benefícios do chocolate.

Precisa de boas 'desculpas' para comer chocolate? Fique com 10
Notícias ao Minuto

08:04 - 14/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Benefícios

O chocolate é o alimento a que muitos recorrem para obter conforto, melhorar o estado de espírito ou celebrar o amor. Mas é saudável? Se comer em grandes quantidades, claro que não. Mas já há múltiplas provas médicas de que o chocolate – o chocolate bom, o que quer dizer chocolate negro, com cerca de 70% de cacau – é realmente saudável.

O Telegraph elaborou esta lista dos 10 benefícios, cientificamente comprovados, do chocolate:

1. Faz bem ao coração e à circulação: Um estudo recente descobriu que o chocolate negro ajuda a restaurar a flexibilidade das artérias e previne ainda a criação de coágulos no sangue.

2. Reduz o risco de ataque cardíaco: Investigadores finlandeses concluíram que o consumo de chocolate diminui o risco de sofrer um ataque cardíaco.

3. É rico em minerais: O chocolate negro está cheio de minerais benéficos para a sua saúde. Tais como potássio, zinco e selénio. 100g de chocolate negro contêm 67% da dose diária recomendada de ferro.

4. Reduz o colesterol: O consumo de cacau, segundo os estudos demonstram, reduz os níveis do colesterol “mau” (LDL) e aumenta os níveis do colesterol “bom”, diminuindo potencialmente o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

5. É bom para a sua pele: Os flavonoides do chocolate negro protegem a sua pele dos danos causados pelo sol.

6. Pode ajudá-lo a perder peso: O neurocientista Will Clower explica que derreter um quadradinho de chocolate negro na língua 20 minutos antes das refeições ativa as hormonas cerebrais que indicam quando estamos cheios, assim, irá reduzir a quantidade de comida que iria ingerir. Terminar a refeição com um quadradinho deste chocolate também irá ajudá-lo a parar de petiscar entre refeições.

7. É bom para mães e bebés: Um estudo finlandês descobriu que o chocolate reduz o stress nas mulheres grávidas. Revelou ainda que os bebés destas mães sorriem com mais frequência do que os filhos de quem não come chocolate.

8. Pode prevenir a diabetes: Parece estranho mas está provado que o cacau melhora o fator sensibilidade à insulina. Portanto, o chocolate negro, em moderação, pode atrasar ou prevenir uma diabetes inicial.

9. Faz bem ao cérebro: Pensa-se que os flavonoides reduzem a perda de memória em pessoas mais velhas. As qualidades anti-inflamatórias do chocolate negro também podem ajudar a tratar danos cerebrais como uma concussão.

10. Fá-lo sentir-se melhor: O chocolate contém Feniletilamina, também conhecida como a ‘hormona da paixão’, que faz com que o cérebro liberte endorfinas que fazem sentir bem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório