Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Manifestante morto na véspera de cimeira regional sobre crise

Um manifestante foi hoje morto em Bujumbura onde os opositores a um terceiro mandato do presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, se continuam a manifestar, na véspera de uma cimeira regional sobre a crise no país.

Manifestante morto na véspera de cimeira regional sobre crise
Notícias ao Minuto

13:40 - 12/05/15 por Lusa

Mundo Burundi

Ao 17.º dia de contestação, com violência que já causou cerca de 20 mortos, um manifestante foi morto a tiro em confrontos com a polícia no bairro de Butarere, onde se situa o aeroporto internacional de Bujumbura, a uma dezena de quilómetros a norte do centro da cidade.

O corpo da vítima, tapado com um lençol, foi transportado para junto da casa do autarca do bairro por uma centena de manifestantes que exigiam que o responsável organizasse o funeral, mas foram dispersados por polícias.

Testemunhas disseram à agência France Presse que a vítima foi atingida por uma bala na cabeça, disparada pela polícia.

O correspondente da AFP viu dois manifestantes feridos a tiro, entre os quais um rapaz de cerca de 10 anos, ferido no braço.

Centenas de manifestantes, entre os quais numerosas raparigas, concentraram-se hoje de manhã em Butarere.

As manifestações, proibidas pelo poder, iniciaram-se a 26 de abril, um dia depois da designação do presidente Nkurunziza -- eleito em 2005 e 2010 -- como candidato às presidenciais de 26 de junho pelo partido no poder, o CNDD-FDD.

Os opositores consideram o terceiro mandato anticonstitucional, mas o tribunal que trata da aplicação da lei fundamental deu razão ao campo presidencial.

Os chefes de Estado da Comunidade da África Oriental (EAC na sigla em inglês - Burundi, Ruanda, Quénia, Tanzânia, Uganda) reúnem-se na quarta-feira em Dar es Salaam para tentarem encontrar uma saída para a crise que já levou dezenas de milhares de burundianos a fugirem para os países vizinhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório