Psoríase, eczema ou dermatite. Depois de Kim Kardashian revelar que tem um destes problemas, as doenças de pele tornaram-se o assunto da semana. Quer sofra ou não destas doenças, a verdade é que são bastante comuns (não são contagiosas). Saiba como controlar as crises e combater a comichão que provocam.
De acordo com um estudo do NHS, o número de casos de eczema reportados subiu 40% nos últimos quatro anos. Se sofre deste problema de pele, é comum que tenha muita comichão e que comece a coçar as feridas. Quer tenha nascido com uma destas doenças ou a tenha desenvolvido mais tarde na sua vida, estes problemas de pele podem ser dolorosos e podem fazê-lo sentir-se envergonhado e em baixo. O The Mirror realizou uma lista do que deve fazer para pôr a sua pele de volta ‘na linha’.
Não coçar: Coçar até pode trazer um alívio temporário mas despoleta a libertação de químicos que causam ainda mais comichão, como explicam os especialistas. Além disso danifica a pele e espalha a bactéria da doença que normalmente se encontra na camada superficial da pele. Manter as unhas curtas e massajar o local quando tem comichão podem ajudar a combater estas crises.
‘Besunte-se’ com creme: Provavelmente passará por vários tratamentos até descobrir o que funciona para si mas a melhor forma de tratar estas doenças de pele é mesmo o creme, em abundância. Cubra o corpo com creme de manhã e à noite e mantenha um frasco sempre à mão, durante o dia, para quando precisar. Aplique o creme receitado pelo seu médico mesmo quando não tem os sintomas.
Outros tratamentos: Em casos mais severos terá de consultar um dermatologista que lhe poderá prescrever cremes esteróides (corticosteróides), pensos especiais e ligaduras molhadas, ou mesmo a terapia de luz ultravioleta.
Opte pelo natural: Há muitas formas naturais de acalmar a sua pele. Escolha lençóis de algodão, porque é mais gentil para a pele do que os materiais sintéticos. Em casos severos de comichão, durma com luvas de algodão para evitar coçar-se durante a noite. Aveia também é bastante utilizada como calmante, faça uma pasta com a farinha de aveia e espalhe sobre a zona mais afetada ou use-a no banho. Experimente um gel de aloé vera (mantenha-o no frigorifico para um efeito ainda mais refrescante) ou óleo de coco para hidratar a pele. Como as crises destas doenças podem estar ligadas ao stress, tire algum tempo para relaxar, vá meditar ou praticar yoga. Dormir tempo suficiente também é muito importante, defendem os especialistas citados no The Mirror.
Gatilhos alimentares: Alergias ou sensibilidades alimentares são muitas vezes o gatilho para uma crise destes problemas de pele. Entre os alimentos que podem depoletar estes sintomas estão o leite de vaca, ovos, soja ou trigo. Se detetar que tem uma crise quando come algum alimento específico, considere removê-lo da sua dieta. Vale a pena ainda tentar reduzir o consumo de açúcar, hidratos de carbono refinados, fritos e alimentos processados. Opte por alimentos ricos em ácidos gordos e ómega 3, hidratos de carbono como aveia, quinoa ou batata-doce, assim como frutas baixas em açúcares, como maças, peras ou bagas.