Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente da Frente Nacional francesa critica Tratado de Lisboa

A presidente da Frente Nacional (FN) francesa (extrema-direita), Marine Le Pen, acusou hoje em Praga os dirigentes europeus de terem aprovado "com astúcia" o Tratado de Lisboa, que considerou uma "cópia grosseira do funesto projeto de Constituição europeia".

Presidente da Frente Nacional francesa critica Tratado de Lisboa
Notícias ao Minuto

15:59 - 06/05/15 por Lusa

Mundo Marine le Pen

Marine Le Pen falava numa conferência organizada pelo partido checo OKS (parceiro da FN, sem representação parlamentar).

"Estamos em 2015" e isto "faz-nos lembrar o triste aniversário dos 10 anos do 'não' no referendo sobre o tratado constitucional europeu", declarou.

"Há 10 anos, milhões de cidadãos disseram não ao federalismo europeu e, apesar disso, os que deviam respeitá-los e defender a sua vontade traíram-nos com astúcia, fazendo aprovar não pelos povos diretamente, mas pelos parlamentos, na maioria do tempo cada vez menos representativos da população, o Tratado de Lisboa, cópia grosseira do funesto projeto de Constituição europeia", afirmou.

Marine Le Pen também acusou os "dirigentes europeus", que não nomeou, de serem responsáveis pela migração clandestina no Mediterrâneo.

"Foram eles que, ao desestabilizarem a Líbia e a Síria, destruíram estes países e provocaram o êxodo de milhões de desesperados", disse.

"São eles que hoje em vez de conduzirem estes pobres migrantes aos seus portos de origem, multiplicam os meios para se tornarem verdadeiros cúmplices dos traficantes" mostrando "o sinal terrível às centenas de milhares que querem tentar fazer esta viagem mortífera: 'Venham, nós ajudar-vos-emos a chegar à Europa'", acusou a presidente da FN.

Antes da intervenção de Marine Le Pen, a conferência foi ligeiramente perturbada pelos gritos de "Fascistas fora" de um grupo de dezena e meia de jovens manifestantes, rapidamente afastados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório