Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cabo Verde vai albergar agência de investigação de acidentes aéreos

Cabo Verde está a trabalhar para acolher a Agência do Grupo do Acordo de Banjul para Investigação de Acidentes (BAGAIA), até ao fim do ano ou princípio do próximo, disse hoje à agência Lusa fonte governamental cabo-verdiana.

Cabo Verde vai albergar agência de investigação de acidentes aéreos
Notícias ao Minuto

15:10 - 27/04/15 por Lusa

Mundo África Ocidental

Segundo a ministra das Infraestruturas e da Economia Marítima de Cabo Verde, Sara Lopes, a BAGAIA irá apoiar o BAG (sigla inglesa Grupo do Acordo de Banjul) num setor importante da aviação civil nos sete países signatários - que reúne também Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Nigéria e Serra Leoa.

Sara Lopes falava à Lusa no final da cerimónia de abertura da 14.ª Reunião Plenária do BAG, que decorre hoje na Cidade da Praia, onde defendeu que a política de "céu aberto" no continente africano, ainda em estudo, possa ter como locomotiva a liberalização do espaço aéreo nos países oeste-africanos.

Para a governante cabo-verdiana, vários estudos internacionais comprovam o fim da política protecionista das companhias aéreas de bandeira, pelo que o mercado, cada vez mais global, necessita de abrir à liberalização económica também, uma vez que as ligações aéreas no continente africano ainda são muito complexas e morosas.

Por outro lado, insistiu na necessidade de haver políticas de retenção dos quadros aeronáuticos nos países de origem ou na sub-região oeste-africana, dado os "apetecíveis convites" e oportunidades que estão a surgir noutros mercados, como o do Médio Oriente e asiático.

As preocupações foram também manifestadas pelo administrador executivo da Agência da Aviação Civil (AAC) cabo-verdiano, Rui Soares, adiantando que a reunião que junta na Cidade da Praia congéneres de sete países oeste-africanos e várias entidades internacionais e regionais do setor vai debater essas duas questões.

As parcerias e alianças são, para Rui Soares, "essenciais para dar corpo e consistência" a uma melhoria na eficácia, eficiência e segurança no setor dos transportes aéreos, ideia partilhada por Sara Lopes, que ressalvou as vantagens de tal trazer maios desenvolvimento económico.

Na reunião estão também presentes representantes da Organização Internacional da Aviação Civil (OIAC), Comissão Africana de Aviação Civil (CAFAC), Agência do Grupo do Acordo de Banjul para Investigação de Acidentes (BAGAIA) e Organização de Supervisão da Segurança Operacional do Grupo do Acordo de Banjul (BAGASSO).

O Grupo do Acordo de Banjul, constituído em novembro de 1997, reúne-se em sessões plenárias para avaliar as atividades e o funcionamento da organização e formular estratégias e políticas de atuação conjunta no domínio dos transportes aéreos na sub-região oeste-africana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório