Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

NATO agradece contributo de Portugal para reforço da presença no leste

O secretário-geral da NATO agradeceu hoje, em Lisboa, o contributo de Portugal. "Um aliado sólido" para o reforço da presença militar da Aliança no leste da Europa.

NATO agradece contributo de Portugal para reforço da presença no leste
Notícias ao Minuto

14:36 - 27/04/15 por Lusa

Mundo Stoltenberg

"Depois de a Rússia usar a força na Ucrânia, e antes disso na Geórgia e na Moldova, e do aumento da atividade militar russa no ar, dos exercícios, achámos por bem aumentar a nossa presença e Portugal tem sido uma parte importante disso", disse Stoltenberg, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Portugal vai enviar "navios, um navio de comando e quatro caças F-16 para o leste da Europa", assim como "tropas no terreno na Lituânia", disse.

Stoltenberg sublinhou que esse reforço decorre da "principal responsabilidade da NATO", que é a de "proteger e defender os aliados de qualquer ameaça".

"Precisamos de uma capacidade dissuasora credível (...) para que ninguém pense que é possível atacar um aliado sem uma resposta de todos os aliados. Um ataque a um aliado é um ataque aos 28", afirmou.

Rui Machete negou, por seu lado, em resposta a um jornalista, que esteja previsto o envio de tropas portuguesas para a Roménia: "Não. Como o senhor secretário-geral referiu, há atividades de policiamento aéreo feitas por F-16 (portugueses) na Roménia".

A NATO aprovou na Cimeira de Cardiff, realizada em setembro de 2014 no Reino Unido, a criação de uma força de intervenção rápida comandada a partir de uma "presença permanente" no leste europeu.

A Polónia, a Roménia e os três países bálticos -- Estónia, Letónia e Lituânia - manifestaram-se dispostos a acolher essa força, integrada por forças terrestres, navais e aéreas e forças especiais.

Jens Stoltenberg realizou hoje uma visita a Lisboa, a primeira desde que assumiu a liderança da Aliança Atlântica, em outubro de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório