Erupção do vulcão Calbuco obrigou a retirar mais de 4 mil pessoas

Mais de 4.000 pessoas foram retiradas de casa até ao momento na sequência da dupla erupção do vulcão chileno Calbuco, que estava sem atividade há mais de meio século, informaram hoje fontes locais oficiais.

Notícia

© Reuters

Lusa
23/04/2015 18:21 ‧ 23/04/2015 por Lusa

Mundo

Chile

O vulcão, localizado na região de Los Lagos (sul do Chile), entrou na quarta-feira de forma inesperada em erupção, lançando uma enorme coluna de fumo e de cinzas, mas também rochas.

As autoridades chilenas decretaram o estado de emergência por catástrofe, um alerta sanitário e a suspensão de todas as aulas em toda a região de Los Lagos.

As mesmas fontes também informaram que até à data não foram registados mortos, existindo apenas a indicação de um desaparecido, um jovem alpinista que se encontrava na área com um grupo de amigos.

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, reconheceu hoje que a erupção do Calbuco, situado cerca de 1.000 quilómetros a sul da capital Santiago do Chile e a 2.015 metros acima do nível do mar, gerou uma situação pior do que a provocada, em março passado, pela erupção do vulcão Villarica, também localizado na região sul.

"Isto é mais grave do que o Villarrica", vulcão que entrou em erupção em 03 de março e obrigou a retirar da zona 3.385 pessoas.

Michelle Bachelet viaja hoje para a cidade de Puerto Montt, uma das mais afetadas pela erupção do Calbuco, para reunir-se com os agricultores daquela zona e visitar alguns dos 11 centros de acolhimento que estão a receber os desalojados.

A chefe de Estado chilena informou que, segundo os dados fornecidos pelos organismos especializados, a atividade do vulcão continua a ser vigiada, mantendo-se em vigor a medida de evacuação preventiva de 20 quilómetros em redor do vulcão.

"Foram destacadas equipas aéreas e terrestres para observar as condições vulcanológicas, mas também para localizar pessoas ou grupos de pessoas que possam estar isolados", acrescentou Bachelet.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas