Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2022
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 37º

Cimeira africana sobre Boko Haram na quarta-feira

Os dirigentes da África Ocidental e Central vão reunir-se na quarta-feira numa cimeira em Malabo para decidirem uma "estratégia comum de luta" contra o grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram, anunciou hoje a organização regional CEDEAO.

Cimeira africana sobre Boko Haram na quarta-feira

"Perante os ataques cada vez mais numerosos e sangrentos dos fundamentalistas contra a Nigéria, o Níger, os Camarões e o Chade, com as suas graves consequências para estes países e o risco de desestabilização para a África Ocidental e Central, as duas comunidades económicas regionais decidiram analisar a questão", precisa um comunicado.

O texto adianta que os chefes de Estado da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e da CEEAC (Comunidade Económicas dos Estados da África Central) se vão reunir na quarta-feira na capital da Guiné Equatorial, Malabo, "para adotar uma estratégia comum de luta contra o grupo terrorista Boko Haram".

A Nigéria lançou no início de fevereiro uma ofensiva militar de grande envergadura contra o Boko Haram, com a ajuda dos vizinhos Chade, Níger e Camarões. A operação regional permitiu expulsar o grupo islamita da maioria das localidades que ocupava há vários meses no nordeste da Nigéria.

Mas os países vizinhos têm criticado as autoridades de Abuja por falta de colaboração, lamentando ainda a falta de coordenação entre as tropas no terreno.

A cimeira de Malabo visa "apresentar o mecanismo de coordenação entre os presidentes" daqueles países, mas também determinar "como articular esta estratégia ao nível operacional", com o objetivo a termo de "erradicar o grupo Boko Haram", indica o comunicado, adiantando que 21 países deverão estar representados na reunião.

A insurreição do Boko Haram, iniciada em 2009, já causou mais de 15.000, segundo os últimos dados da ONU.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório