Seja por razões de trabalho, turísticas ou por simples vontade de querer aperfeiçoar o seu nível linguístico, muitas são as situações em que, certamente, já sentiu necessidade de se expressar noutra língua.
A revista Time traz, esta segunda-feira, um conjunto de dicas para apressar o processo de aprendizagem de um novo idioma.
Segundo os especialistas, é possível aprender os princípios base de qualquer língua em apenas algumas semanas, sendo este um ponto essencial para quem quer aprender em profundidade uma nova língua.
1 – Prepare-se antes de começar a aprender
Benny Lewis é um engenheiro norte-americano que fala sete línguas. Sentiu necessidade de aprender a falar em diferentes idiomas para trabalhar. O seu segredo para aprender uma nova língua é simples. Lewis recolhe várias frases simples para que mais facilmente consiga responder a perguntas comuns.
Este primeiro passo, segundo o engenheiro, oferece um nível de autoconfiança necessário para facilitar a aprendizagem. “O maior obstáculo no início é a falta de autoconfiança”, afirma Lewis, referindo que “quanto mais me fui soltando, melhorei vários aspetos da minha conversação.”
Para os especialistas este é também um passo essencial. Para progredir na aprendizagem de um novo idioma é preciso coragem. “Muitas pessoas não avançam porque não abrem a boca”, afirma Michael Geisler, vice-diretor das escolas de idiomas do Middlebury College, no Estado americano de Vermont. “Se não está disposto a expor-se um pouco, o progresso será mais lento”.
“Quando comecei a estudar espanhol, a minha primeira língua estrangeira, eu parecia o Tarzan. Dizia coisas como ‘eu ir supermercado’”, brinca Lewis. “Fui melhorando, claro, mas as pessoas também tendem a ser pacientes com os principiantes”.
2 – Se tiver oportunidade, faça uma ‘imersão’
Para dominar uma língua, nada melhor do que tentar conhecer melhor a cultura. Para isso pode tomar opções relativamente simples: ler, ouvir rádio ou conversar com um nativo.
Os alunos de Geiser, por exemplo, realizam todas as atividades extracurriculares na língua que estão a aprender no momento.
Uma estratégia semelhante é seguida pelo Foreign Service Institute, em Washington, que prepara diplomatas e representantes de grandes empresas internacionais para suas funções.
James North, diretor do Foreign Service Institute, diz que os estudantes são incentivados a estabelecerem relações com cidadãos que as línguas lecionadas como idioma materno. “É necessário investir com o cérebro, mas também com o coração”, define.
“A prática faz a perfeição, mas a prática sem um feedback não aperfeiçoa nada. É fundamental ter alguém para nos dizer se estamos no caminho certo”, afirma North.
3 – Dê prioridade ao vocabulário
Mais do que formular uma frase da forma correta, o mais importante é ter conhecimento de vários vocábulos. Segundo especialistas num estágio inicial não se deve preocupar demais com a gramática.
“Aprenda o vocabulário primeiro e concentre-se na gramática depois”, diz Lewis. Os professores também recomendam que o aluno procure livros, músicas e filmes no idioma que está a aprender, começando por livros infantis ou filmes que já conhece.