Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

"Caixas negras" cruciais para investigações de acidentes aéreos

As "caixas negras", que registam todos os dados de um voo, incluindo os diálogos na cabine de comando, contêm informações cruciais e linhas de investigação para determinar as causas de um acidente aéreo.

"Caixas negras" cruciais para investigações de acidentes aéreos
Notícias ao Minuto

13:03 - 25/03/15 por Lusa

Mundo Aviões

As buscas iniciadas na terça-feira depois do acidente do Airbus A320, da alemã Germanwings, nos Alpes franceses permitiram encontrar um das duas "caixas negras", a que regista todos os sons e diálogos na cabine de comando.

A "caixa negra" sofreu danos, mas "pode ser analisada", disse hoje o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

Transferida para Paris, está nas mãos do Gabinete de Investigação e Análise (BEA, sigla em francês), que vai começar por tentar ouvir as conversas trocadas na cabine de comando.

A segunda "caixa negra", a FDR (Flight Data Recorder), ou gravador que regista todos os dados do voo, continua a ser procurada.

As "caixas negras" permitem explicar cerca de 90% dos acidentes aéreos.

Estes gravadores, introduzidos na aviação a partir da década de 1960, encontram-se no interior de caixas metálicas reforçadas, concebidas para resistir a choques extremamente violentos, fogo intenso e longa imersão em águas profundas.

Vinte e três meses depois de estarem imersas a 3.900 metros de profundidade no oceano Atlântico, os dados contidos nas "caixas negras" do voo Air France AF447, entre o Rio de Janeiro e Paris, foram completamente recuperados, o que permitiu conhecer o mistério do acidente de 01 de junho de 2009.

Cada uma das caixas pesa entre sete e dez quilogramas e, ao contrário do que o nome indica, são de cor laranja com bandas brancas refletoras, para que sejam mais visíveis. Os dados são protegidos por uma cinta blindada, que resiste imersa a profundidades de até seis mil metros ou exposta a temperaturas elevadas, uma hora a 1.100 graus Celsius.

O nome de "caixa negra" ficou a dever-se à película fotográfica protegida por uma cinta negra, usada nos primeiros gravadores de voo.

De acordo com as normas em vigor, um avião comercial possui duas "caixas negras", uma FDR (gravador de dados) e uma CVR (gravador de voz da cabine de comando).

O gravador FDR regista, a cada segundo, todos os parâmetros técnicos ao longo de 25 horas de voo, como a velocidade, a altitude, a trajetória, entre outros.

O CVR guarda os diálogos trocados na cabine de comando, mas também os sons e anúncios ouvidos no local. Uma análise aprofundada permite conhecer o regime dos motores.

Em caso de imersão, as "caixas negras" têm um alarme que emite um sinal de ultrassom, todos os segundos, durante pelo menos 30 dias consecutivos, com um alcance de deteção médio de dois quilómetros.

Novas "caixas negras", ejetáveis e flutuantes, vão equipar brevemente os Airbus A350 e A380, o que permitirá localizar com mais facilidade os aviões que se despenhem no mar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório