Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Três detidos nas eleições por alegada propaganda ao Podemos

Três pessoas foram detidas hoje em Torre del Mar (município de Vélez-Málaga) por, alegadamente, fazerem propaganda à Plataforma dos Afetados pela Hipoteca (PAH) e pelo Podemos junto a duas mesas de voto para as eleições na Andaluzia.

Três detidos nas eleições por alegada propaganda ao Podemos
Notícias ao Minuto

20:00 - 22/03/15 por Lusa

Mundo Andaluzia

As três pessoas vestiam camisolas com a frase "STOP Despejos" - um dos "gritos de guerra" da PAH - na parte da frente e "Sí se puede" (Sim, pode-se) uma das frases de campanha do Podemos estampada atrás.

Um dos detidos era voluntário do Podemos nas mesas de voto, tendo negado que estivesse a fazer propagando ao seu partido. Outro era o pai do voluntário, de 70 anos, que insistiu que a frase "Sí se puede" está vinculada ao movimento que pretende acabar com as ordens de despejo em Espanha.

Os três foram detidos por alegadamente terem violado o artigo 144 da Lei Orgânica do Regime Eleitoral espanhol, que proibe a realização de atos de propaganda após o final do período de campanha eleitoral.

Noutros pequenos incidentes ao longo de um dia de eleições globalmente calmo, uma mesa de voto de Zafarraya (Granada) recebeu um voto por correio de um cidadão já falecido - mas que exerceu o seu direito de voto em vida. No entanto, apesar de ter expressado a sua vontade enquanto era vivo, o seu voto não contará, indicou a junta eleitoral da Andaluzia.

Em Fuenteobejuna (Córdova), a representante da administração teve de sair da localidade para encontrar cobertura de rede de telemóvel e assim comunicar que as mesas de voto estavam em ordem. Em Jaén, um presidente de mesa de voto constituiu duas mesas em vez de apenas uma.

A duas horas do fecho das urnas, a junta eleitoral indicou que a participação dos eleitores era de 51,4%, mais quatro pontos do que nas eleições de 2012. As urnas fecham às 20:00 (19:00 em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório