Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Oito dicas para evitar o desperdício de água

A água é um bem escasso e muitos países já começam a sofrer com a falta deste bem essencial. Muitos são os estudos que mostram a necessidade de poupar água, mas o maior problema nem sempre se prende com fechar a torneira.

Oito dicas para evitar o desperdício de água
Notícias ao Minuto

11:40 - 17/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Consumo

O problema não é novo, mas é sempre bom lembrar e aconselhar. Por isso, o Huffington Post revela hoje algumas opções que estão ao nosso alcance e que permitem poupar água.

1. Comer menos carne Não significa que passemos a ser vegetarianos, mas que de vez em quando, cortemos na carne já que para produzir este alimento são necessários vários litros de água. Todas as carnes necessitam de água, umas mais, outras menos, contudo, em estimativa, para produzir um quilo de carne são precisos entre 1.800 e 8.400 litros de água.

2. Leia o rótulo antes de comprar umas calças de ganga Um par de calças de ganga pode levar cerca de 3.000 litros de água. Desta forma quando adquirimos umas calças novas devemos ver na etiqueta se está mencionado "reciclado" ou "fabricadas com pouca água". Para manter as calças em bom estado sem as lavar podemos colocá-las no congelador, uma sugestão do CEO da LEvi's para economizar água.

3. Não desperdice comida É normal que para produzir alimentos seja necessário recorrer à água, porém se desperdiçar alimentos, irá estar, consequentemente, a desperdiçar... água. Para ter noção, quatro gramas de queijo podem precisar de 150 litros de água, um ovo 50 litros, o que é equivalente a um banho de 25 minutos.

4. Não utilize muitas peças de couro ou cabedal Um quilo de couro necessita de 1.000 litros de água para ser produzido, mesmo sem contar com a água para os animais que possuem essa pele. Há diversos produtos que utilizam couro e por vezes é difícil afastarmo-nos deles, mas devemos tentar ao máximo não usar esse material.

5. Poupar no uso de papel Uma folha de papel normal leva 2,6 litros de água para ser produzida. Embora a reciclagem seja um bom começo (economiza cerca de 3,5 litros por quilo de papel), é necessário deixar de usar o papel e utilizar outras formas.

6. Poupe na utilização de água em casa Uma família pode gastar até 10 mil litros/ano, mesmo quando uma torneira pinga pouco, ao fim de um ano gastou 500 litros de água.

7. Utilizar cobertura na piscina Se a piscina for coberta ou tiver cobertura, não haverá tanta evaporação e será possível poupar a água necessária à reposição. Uma piscina descoberta pode perder até 20 mil litros de água por ano e sendo que, há coberturas baratas, é uma boa opção para poupar.

8. Utilizar as telecomunicações o mais possível Tudo tem necessidade de produzir água, porém se trocar uma viagem ao trabalho por uma reunião pela internet, os gastos vão ser bem menores já que, como sabe, não utiliza água no seu computador após o adquirir, enquanto uma viagem pressupõe o uso de muita água. Um carro pode levar 39 mil litros de água, principalmente pela produção de aço. Porém, tudo o que lhe é associado tem gastos de água.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório