Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ciclone tropical danificou até 90% das casas da capital de Vanuatu

O potente ciclone tropical que atingiu Vanuatu, no Pacífico Sul, danificou até 90% das casas da capital, Port Vila, declarou hoje a organização humanitária Oxfam.

Ciclone tropical danificou até 90% das casas da capital de Vanuatu
Notícias ao Minuto

06:02 - 15/03/15 por Lusa

Mundo Oxfam

"É provavelmente um dos piores desastres que eu alguma vez vi no Pacífico. A amplitude das necessidades humanitárias vai ser enorme. (...) Comunidades inteiras foram destruídas", afirmou o diretor da Oxfam de Vanuatu, Colin Collet van Rooyen.

O ciclone tropical Pam atingiu o pico de intensidade na noite de sexta-feira, alcançado a categoria 5, a máxima da escala, transportando ventos, em média, entre 250 e 270 quilómetros por hora (km/hora), com rajadas de até 340 km/hora registadas na capital.

O Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) estimou, este sábado, que pelo menos metade da população de Vanuatu terá sido afetada pelo ciclone tropical Pam, que poderá ser um dos piores desastres naturais da história do Pacífico.

Num comunicado, divulgado na página 'online' da agência da ONU, a UNICEF precisou que, entre a população afetada, poderão estar pelo menos 54 mil crianças.

A fúria do ciclone tropical atingiu outros territórios insulares do Pacífico, como Kiribati, Tuvalu e as Ilhas Salomão.

A UNICEF acrescentou que, para as necessidades imediatas dos países afetados, precisa de, pelo menos, dois milhões de dólares (cerca de 1,9 milhões de euros), montante que irá abranger áreas como saneamento, higiene, saúde, educação, nutrição e serviços de proteção.

A União Europeia disponibilizou, este sábado, um milhão de euros de ajuda às primeiras ações de emergência em Vanuatu. O Reino Unido também anunciou que vai doar dois milhões de libras (cerca de 2,8 milhões de euros) para ajudar na recuperação dos estragos causados pelo ciclone.

As agências da ONU falam em dezenas de mortos e descrevem o ciclone tropical Pam como um dos piores desastres naturais da história do Pacífico.

O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU afirmou que ainda não existem números oficiais de vítimas mortais e feridos, mas indicou que algumas informações apontam para que pelo menos 44 pessoas terão morrido na província de Penama, no centro de Vanuatu.

Foi confirmada, até ao momento, a morte de oito pessoas na capital Port Vila, onde vivem cerca de 40 mil pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório