Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Paquistão executa novo condenado por terrorismo

O Paquistão executou hoje outro condenado por terrorismo, o 25.º desde que suspendeu parcialmente a moratória sobre a pena de morte para atos terroristas, em dezembro, e a primeira desde que a anulou por completo, na terça-feira.

Paquistão executa novo condenado por terrorismo
Notícias ao Minuto

07:30 - 12/03/15 por Lusa

Mundo Pena de morte

Muhammad Siddique, que foi executado na prisão de Toba Tek Singh, na província de Punjab, por enforcamento, tinha sido condenado por um tribunal antiterrorismo por matar, em 2004, três pessoas durante um espetáculo de dança num teatro, onde era segurança, por se estarem "a rir às gargalhas", segundo o jornal Dawn.

As autoridades paquistanesas tinham já suspendido parcialmente a moratória em casos de condenados à morte por atos terroristas, na sequência do ataque dos talibãs contra uma escola de Peshawar (noroeste), que causou 153 mortos, em meados de dezembro passado.

Contudo, desde terça-feira passada, as execuções foram ampliadas a todo o tipo de arguidos, após uma ordem dada pelo executivo paquistanês aos governos provinciais, no sentido de agilizarem as condenações de quem esgotou as possibilidades de recurso e cujos pedidos de clemência foram rejeitados pelo Presidente.

Organizações defensoras dos direitos humanos, como a Amnistia Internacional ou a Human Rights Watch (HRW), estimam que cerca de 8.000 pessoas estejam no corredor da morte em prisões paquistanesas por um dos 28 crimes que prevêem a pena capital, tais como assassínio, violação ou blasfémia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório