Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

CIA tentou aceder a informações pessoais de clientes Apple

Os documentos da CIA, eque provam a tentativa de acesso a informações de clientes da Apple foram disponibilizados por Edward Snowden.

CIA tentou aceder a informações pessoais de clientes Apple
Notícias ao Minuto

19:15 - 10/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Edward Snowden

Segundo o The Intercept, os serviços secretos norte-americanos estão, há quase uma década, a procurar formas de espiar utilizadores da Apple.

Foram esta terça-feira revelados documentos obtidos por Edward Snowden, onde é perceptível que a CIA trabalha a fim de quebrar os sistemas de segurança dos telemóveis e tablets da gigante tecnológica.

O relatório cita documentos secretos norte-americanos que sugerem que investigadores do governo criaram uma versão de XCode, a ferramenta que a Apple desenvolveu para criar entradas secretas nos programas distribuídos na APP Store.

O The Intercept revela ainda que os documentos reportam ao período entre 2006 e 2013, mas não são explícitos ao ponto de se perceber se os investigadores conseguiram ou não quebrar a encriptação da Apple, que protege os dados e comunicações dos clientes. O site frisa ainda que o programa também incluía telemóveis Android da Google.

Recorde-se que, no final do verão do ano passado, a Apple reforçou os métodos de encriptação de dados do iPhone de modo a garantir que, caso o governo ordenasse, não fosse possível extrair informações dos aparelhos.

Alguns líderes mundiais como o presidente norte-americano Barack Obama e o primeiro-ministro britânico David Cameron já afirmaram publicamente que temem que essas ferramentas, para proteger a privacidade dos cidadãos, impeçam governos de monitorizar extremistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório