Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Peça com excerto de hino nazi é cancelada em Nova Iorque

A orquestra juvenil de Nova Iorque cancelou a apresentação de uma peça quando percebeu que continha o excerto de um hino nazi. O jovem compositor frisou que a obra era apenas para relembrar vítimas da guerra.

Peça com excerto de hino nazi é cancelada em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

18:41 - 10/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Orquestra

Segundo o jornal Público, a direção da New Yourk Youth Symphony cancelou a antestreia de uma peça de um jovem compositor, após perceber que se estava a ouvir um excerto de um célebre hino nazi.

O concerto da orquestra de Nova York previa mostrar a peça de um jovem compositor e músico americano de origem estónia, Jonas Tram.

A direção da orquestra deixa claro que não pretende insinuar que o jovem defende a ideologia nazi, porém o compositor já teria avisado que a sua peça continha um excerto de 45 segundos da Horst-Wessel-Lied, um dos principais hinos nazis.

A peça intitulada 'Marsh u Nebuttya', pode traduzir-se como a 'Marcha para o Esquecimento' e tem também o antigo hino da União Soviética e parece querer evocar o atual conflito russo/ucraniano.

O compositor afirmou que a peça é "consagrada às vítimas da crueldade e do ódio, da guerra, do totalitarismo e do nacionalismo, tanto do passado como hoje". Jonas Tram ficou "dececionado e confuso" já que a obra "devia evocar e não provocar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório