Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Movimento islamofóbico Pegida reuniu 300 apoiantes

Cerca de 300 apoiantes do movimento islamofóbico Pegida concentraram-se hoje em Newcastle, enquanto outras mil pessoas que se opõem àquele grupo marcharam na cidade inglesa para repudiar a manifestação, segundo a polícia.

Movimento islamofóbico Pegida reuniu 300 apoiantes
Notícias ao Minuto

17:15 - 28/02/15 por Lusa

Mundo Newcastle

Sob fortes medidas de segurança, os apoiantes do movimento alemão Pegida (Europeus Patriotas contra a Islamização do Ocidente, em português) reuniram-se no centro de Newcastle, mas não se registaram incidentes violentos, adiantou a polícia.

Antes da concentração, os responsáveis do Pegida afirmaram que a iniciativa iria ser pacífica e ressalvaram que o movimento não é racista.

Os polícias formaram barreiras para dividir os participantes das duas manifestações e evitar confrontos, que poderiam acabar em incidentes violentos.

O líder do partido político Liberdade GB, Paul Weston, afirmou que, caso não se tomem medidas, os muçulmanos serão a maioria dentro de décadas na Europa.

"Temos que lutar", disse, manifestando satisfação por a concentração ter conseguido reunir cerca de 300 apoiantes.

A manifestação de hoje foi a primeira que o movimento Pegida realizou fora da Alemanha, país onde tem conseguido reunir milhares de pessoas nas concentrações.

Em janeiro, a última marcha convocada pelo Pegida na Alemanha, reuniu cerca de 25.000 apoiantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório