Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Austrália limpa rasto de destruição após passagem de dois ciclones

A Austrália estava hoje a tentar limpar o rasto de destruição deixado pela passagem de dois fortes ciclones, mesmo com as autoridades a advertirem para a ocorrência de mais inundações e ventos tempestuosos.

Austrália limpa rasto de destruição após passagem de dois ciclones
Notícias ao Minuto

06:30 - 21/02/15 por Lusa

Mundo Catástrofes

Rockhampton, Austrália, 21 fev (Lusa) -- A Austrália estava hoje a tentar limpar o rasto de destruição deixado pela passagem de dois fortes ciclones, mesmo com as autoridades a advertirem para a ocorrência de mais inundações e ventos tempestuosos.

O ciclone tropical Marcia entrou no estado de Queensland na sexta-feira na sua categoria máxima (cinco), destruindo casas, derrubando árvores e deitando abaixo as linhas de eletricidade que deixaram milhares de pessoas sem energia elétrica.

O severo fenómeno chegou horas depois de um outro ciclone tropical, o Lam, de categoria quatro, ter atingido a região do Território Norte, causando extensos danos nas comunidades aborígenes perto da ilha Elcho, a cerca de 500 quilómetros a leste de Darwin.

Ambos baixaram para depressões tropicais, mas o Departamento de Meteorologia australiano advertiu para a ocorrência de mais inundações, na sequência de chuvas torrenciais, e ventos tempestuosos no estado de Queensland e no estado de Nova Gales do Sul.

Apesar da destruição, as autoridades não receberam, até ao momento, relatos de vítimas, feridos graves ou desaparecidos.

"Todos respiram de alívio por não haver, até data, mortes", disse a chefe do Governo de Queensland, Annastacia Palaszczuk, aos jornalistas.

Segundo Palaszczuk, a cidade costeira de Yeppoon, a cerca de 670 quilómetros a norte de Brisbane, e a vizinha Rockhampton foram as zonas mais atingidas.

"O ciclone causou efetivamente alguns danos consideráveis", disse, indicando que cerca de 60 mil pessoas estavam sem eletricidade.

Segundo os serviços de bombeiros e de emergência de Queensland, 200 casas em Yeppoon e 340 em Rockhampton sofreram danos ou ficaram inundadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório